Agência de Publicidade e Propaganda


Agência de publicidade, também conhecida por agência de propaganda, é uma empresa responsável pela criaçãoplanejamentoprodução e veiculação de campanhas publicitárias. No Brasil, estima-se que haja mais de 18.000 publicitários em atividade em diversos desses estabelecimentos.
Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação. Para veiculações ou produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço. No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência, um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.

Departamentos de uma Agência
Como você pode ver na imagem acima uma agência de publicidade é dividida em departamentos como:
  • Atendimento - é a parte responsável pela ligação entre cliente (anunciante) e agência. É responsável por trazer todas as informações (briefing) do cliente. Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente (normalmente acompanhado do responsável pela criação).
  • Planejamento - trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.
  • Criação - responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios.
  • Mídia - área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.
Atendimento, PlanejamentoCriação Publicitária e Mídia são os quatro principais departamentos dentro de uma Agência de Propaganda. No entanto, existem ainda outras funções, como produção gráfica, departamento fotográfico, pesquisa, RTVC, tráfego e gerenciamento de projetos.